terça-feira, 2 de agosto de 2011

Desprezo para com o Santuário de Nossa Senhora das Graças. Fotos tiradas no dia 29/07/2011

Em visita que fizemos ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, no sítio Guarda em Pesqueira/PE, o Delegado Deputado Federal Protógenes Queiroz, o Delegado Federal Augusto Simões e eu (Rodrigo Henrique Medeiros). Vimos um cenário bastante preocupante, em um lugar que deveria ser cuidado com  maior zelo, se encontra num total abandono por parte da administração pública municipal de Pesqueira. Muita sujeira, Via Sacra danificada; o ferro do corrimão faltando pedaço; o lixo; a falta de cuidado com a pintura; a capela da Santa com sua estrutura metálica exposta ao tempo e a ferrugem.
Observe o estado em que se encontra o corremão que dá acesso à escadaria.

                                    Olhem o desprezo!
                  Placas sem pintura, sem indicação para os visitantes. Descaso total.

                             Azulejos quebrados nas passagens da Via Sacra.
Via Sacra com rachaduras e pequena vegetação nascendo nas suas fissuras.

                                  Abandono total.

As  Mãos Postas. Momento de oração. Vejam que quebraram essa escultura. É a falta de segurança no local.
                                       Placa mal posicionada.

                               Pedaço de cerâmica da Via Sacra jogado.
As crianças do sítio Guardas contando a história da Aparição de Nossa Senhora das Graças. Temos que preservar essa cultura religiosa.

A gruta, local onde a Santa apareceu. Atentem para a falta de limpeza e pintura de um lugar tão bonito e Santo.
A armação estrutural de proteção à Santa se decompondo por falta de recuperação estrutural. Oh, Virgem Maria, que desrespeito para com a Senhora!

Jovens ideários orando aos pés de Nossa Senhora das Graças. Eles creem na redenção.
                     O local de genuflexão deveria estar limpo e pintado.
Delegado e Deputado Federal Protógenes Queiróz passando água da Santa na cabeça e no seu rosto. Após oração. Local que deveria está bem cuidado, sem lodo no pé da fonte.

O local do sinal da presença que a Santa deixou para nós. A água milagrosa que brota da rocha.
Dona Terezinha, moradora do sítio Guarda, mulher de muita fé na Santa, que voluntariamente coloca pessoas para limpar o santuário com recursos próprios. E nos informou que a festa da Santa será no final de agosto do corrente ano.

Nossa  Senhora das Graças, nós vos pedimos proteção e sabedoria para superarmos os obstáculos de nossas vidas.

                                                    Amém!

5 comentários:

  1. Meu Deus que desrespeito para com um lugar único em nosso país! É incrível como este santuário está abandonado pelas autoridades. Acredito que só nós, os fieis é que podemos mudar essa situação. Com a ajuda da Mãe das Graças! Parabéns pela matéria.

    Sandro Pereira
    Gravatá PE

    ResponderExcluir
  2. isso é um verdadeiro absurdo,cadê as autoridades da cidade que não se importam nem um pouco e fazem descaso da situação.um lugar santo e único que deveria estar muito bem cuidado e protegido.É LAMENTAVÉL essa situação!!!

    ResponderExcluir
  3. Conhecem quem organiza as caravanas ao Santuário e em que período do ano elas acontecem? Estive lá em 2006, quando se completara 70 anos da aparição. A Rede Globo Nordeste fez o Globo Comunidade lá, se não me engano. Inclusive, a Irmã Adélia, já bem debilitada esteve por lá abençoando as pessoas que queria vê-la. Foi lindo. Gostaria de ir lá novamente. Aguardo contato: souza.ediane67@yahoo.com.br. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Que absurdo! Um lugar tão importante quanto Fátima e Lourdes na Europa, nesse estado...que vergonha Nossa Senhora!! Perdão!!! Só me resta rezar pra que alguma alma boa com poder possa recuperar este lugar santo. Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu DEUS que brasil abençoado, e poucas pessoas sabem deste acontecimento eu porem descobri hoje e fique paralizado com tamanha bençao, gente nossa senhora escolhida por DEUS mae de JESUS, esposa de SAO JOSE,e vcs deixarem isse acontecimento ao leu, pelo amor de DEUS isso e coisa de brasil mesmo, este lugar tinha que ser o lugar mas amado e visitado do mundo com fatima em portugal, ou vcs nao entendem que nossa senhora e um pedaço grande do ceu...Grandes politicos e homens de fe vamos dar um concerto nesta bençao para que ela continue viva...

    ResponderExcluir